março de 2020

Ao carregares nas imagens, pode surgir a opção "abrir link" . Experimenta o que há. Sê curioso, e inscreve-te !!!

Construção de mapas celestes

3 de março

A primavera aproxima-se e aproveitamos para construir cartas celestes, aprender como as usar e depois, quando o tempo o permitir, vamos olhar para o céu de forma diferente. Este mapa localiza-nos as constelações visíveis num determinado momento (dia, mês, hora).

Assim, podemos começar a saber onde está a Ursa Maior, a Ursa Menor, a Cassiopeia. Estas são as mais fáceis de descobrir com a ajuda da nossa carta do céu, que é como um mapa do que estamos a ver.

Com tempo, já nem precisamos da carta - torna-se tão simples que, ao passeares a noitinha no passeio da praia, quase sem quereres, a URSA MAIOR e a CASSIOPEIA diz-te: "Olá, estou aqui".

E, a partir daqui, podemos encontrar a Estrela Polar, e então orientar-nos. 


A garrafa fumadora

10 de março

A convite do PES, fizemos a nossa experiência da garrafa fumadora, para verificar o efeito muito nocivo do tabaco nos pulmões, por semelhança com o que acontece ao algodão dentro da garrafa.

Na verdade, a experiência não nos correu muito bem, no sentido que não mostrou o efeito pretendido, talvez porque a tarde estava ventosa (e não quisemos poluir a sala de aula) e o fumo, em vez de entrar na garrafa, era levado pelo vento. Mas a ideia percebeu-se e, para ilustrar, temos uma imagem e um vídeo esclarecedores da gravidade do fumo nos nossos pulmões.

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=8XOXiZbfLKM