Instruções - novembro 2019

Ao carregares nas imagens, pode surgir a opção "abrir link" . Experimenta o que há. Sê curioso, e inscreve-te !!!

Lança um papagaio

Foram materiais simples, que fomos arranjando lá por casa. Muita dedicação e arte nos desenhos, muito empenho na construção, e cumprimento de um protocolo experimental (pois, assim se vai aprendendo sem notar).

No fim, talvez porque o S. Pedro estivesse atento a tanto trabalho, o tempo ajudou - havia vento, mas não havia chuva. E então deu para correr, divertir e ir aprendendo, na prática, umas ideias de aerodidâmica.

A sorte protege os audazes. Obrigada, vento

Lança um foguetão

Usando materiais recicláveis (garrafa de iogurte com rolha) e aproveitando, mais uma vez, as diferenças de pressão interna e externa, lançamos o nosso bonito foguetão, construído com muito empenho e arte pelas meninas do nosso "Cantinho".

Pôr um ovo a nú

Pois, já vimos - o calcário, caracterizado por ter calcite na sua composição, reage com os ácidos originando efervescência. 

Esta efervescência resulta da formação de gases (dióxido de carbono), que tentam "escapar", originando esse efeito. 

Ora bem, a casca de ovo tem uma composição semelhante à calcite (quimicamente é carbonato de cálcio) e essa reação origina a transformação da casca em novas substâncias, ao ser colocado em presença de ácidos - neste caso, de vinagre. E é assim que "desaparece" a casca e o ovo fica a nú (um bocado envergonhado, ao que parece).

Repararam que o ovo fica "gordinho"? Pois, a membrana que mantém a estrutura interna do ovo é permeável e entrou líquido dentro.